"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Barriga d`água

A barriga d'água ou esquistossomose é causada por platelmintos da classe Trematoda. Estes ocorrem em diversas regiões do mundo sendo que, no Brasil, o responsável pela doença é o Schistossoma mansoni. Este tem a espécie humana como hospedeiro definitivo, e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários, onde as pessoas contaminadas permitem com que outros indivíduos adquiram a doença ao liberar ovos do parasita, em suas fezes e urina, quando estas são depositadas em rios, córregos e outros ambientes de água doce; ou quando chegam até estes locais pelas enxurradas.
Na água, a larvas - denominadas miracídios - são liberadas e só continuam seus ciclos de vida se alojarem-se em caramujos do gênero Biomphalaria. Estes possuem como característica principal concha achatada nas laterais e de cor marrom-acinzentada.

Fotos de confecção de cartaz ou ilustração.

Fotos apresentadas a Disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências Naturais ao Professor Jefferson de Barros Batista pelo aluno Gilmario Paulino Ferreira na atividade referente à construção de Cartaz ou Ilustração para o ensino de ciências.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...