"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Glossário



Universidade Federal da Paraíba

Universidade Aberta do Brasil

Centro de Educação

Ciências Naturais (Licenciatura a Distância)

Pólo: “Jairo Vieira Feitosa”



Disciplina: Didática

Professoro: Miriam Vieira Nunes

Tutor: Maronildes Felix Limeira

Aluna: Gilmario Paulino Ferreira



“Glossário”



Pombal, 2011



1. Construção de um glossário (ou vocabulário) apartir dos termos.


Ideologia: termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas".

Realismo: Movimento artístico que se manifesta na segunda metade do século XIX. Caracteriza-se pela intenção de uma abordagem objetiva da realidade e pelo interesse por temas sociais.

Essência: Em metafísica, a essência de uma coisa é constituída pelas propriedades imutáveis da mesma, adventos do conhecimento.

Moral: deriva do latim “mores” que significa "relativo aos costumes". Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento de os romanos traduzirem a palavra grega ética.

Ideal: Que existe somente na ideia

Humanismo: Refere-se genericamente a uma série de valores e ideais relacionados à celebração do ser humano. O termo, porém, possui diversos significados, muitas vezes conflitantes

Diferença entre Metodologia de Ensino, Técnica de Ensino e Método de Ensino

METODOLOGIA DE ENSINO

            A metodologia está ligada a epistemologia e ao conhecimento, procura descrever, pesquisar e justificar os melhores métodos e técnicas de determinada área. Pois a metodologia encontra-se a serviço do homem seja ele professor, pesquisador, empresário, aluno, administrador, etc.
            Em cada metodologia caberá uma ideologia destinada a uma teoria, procura descrever os melhores métodos e técnicas que norteiam os procedimentos a serem adotados.
            Toda metodologia respalda-se em uma base teórica que deverá nortear o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem para a construção do conhecimento.

Montagem de Protocolo (Miniatura de um abajur de larva)


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB VIRTUAL
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE POMBAL: “JARIO VIEIRA FEITOSA”
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
MODALIDADE À DISTÂNCIA

Professor: Jefferson de Barros Batista
Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Ciências Naturais
Alunos (as): Gilmario Paulino Ferreira




PROTOCOLO

Miniatura de um abajur de larva
(Larva de Óleo e Sal)

INTRODUÇÃO:
          Os abajures de lava foram inventados por um inglês chamado Craven Walker, em 1964. Eles eram jarras de vidro altas cheias com um líquido e uma cera especial colorida, colocados acima de uma base contendo uma lâmpada. Quando a lâmpada estava acesa, o líquido esquentava e a cera começava a derreter. Bolas de cera sabiam ao topo da jarra, onde esfriava e voltava para o fundo e assim por diante.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...