"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Diferença entre Metodologia de Ensino, Técnica de Ensino e Método de Ensino

METODOLOGIA DE ENSINO

            A metodologia está ligada a epistemologia e ao conhecimento, procura descrever, pesquisar e justificar os melhores métodos e técnicas de determinada área. Pois a metodologia encontra-se a serviço do homem seja ele professor, pesquisador, empresário, aluno, administrador, etc.
            Em cada metodologia caberá uma ideologia destinada a uma teoria, procura descrever os melhores métodos e técnicas que norteiam os procedimentos a serem adotados.
            Toda metodologia respalda-se em uma base teórica que deverá nortear o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem para a construção do conhecimento.

METÓDOS DE ENSINO

Método de ensino quer dizer: caminho para se chegar ao objetivo do ensino.
            O método é visto em duas dimensões: a primeira como processo intelectual que analisa, reflete e critica um fenômeno estudado. A segunda dimensão é a seguinte: o método é visto como um método operacional, que diz respeito a forma como se organizam de maneira lógica e sequencial as diversas atividades, para se chegar a um fim.
            O método de ensino, como se constata facilita, proporciona e oferece oportunidade para a apropriação do conhecimento. Os métodos podem ser aplicados a todas as áreas tendo conceitos específicos para as diversas ciências em particular.
            O método expressa a relação conteúdo-método, no sentido de que tem como base um conteúdo determinado. Os métodos de ensino e aprendizagem podem ser vistos como orientações para que o professor comece a refletir sobre os processos envolvidos, possibilitando construir sua própria visão demonstrada pela prática diária.

TECNICAS DE ENSINO

            Entende-se que a técnica de ensino está relacionada sempre com a prática, ação em que o objetivo é a compreensão empregada em um processo de aprendizagem, pois as técnicas motivam o aprendizado, despertam os interesses dos alunos, incentivando-os aos estudos.
            As técnicas subsidiam o professor para que ele torne o ensino mais agradável, eficiente e eficaz. Pois sabemos que o professor para ministrar os conteúdos de sua disciplina, deverá utilizar o que se chama de habilidades técnicas de ensino, que proporcione maior integração no relacionamento entre professor e aluno.
            As técnicas de ensino são demonstradas através de gestos comportamentais, elas por sua vez expressam comportamento dos alunos frente ao processo ensino aprendizagem que assegurem o desenvolvimento e a produtividade.   

DIFEREMÇA ENTRE METODOLOGIA DE ENSINO, TÉCNICAS DE ENSINO E MÉTODOS DE ENSINO.

            Mesmo sendo termos que muitas vezes dificulta o entendimento, por serem considerados parecidos podemos definir cada um deles como:
Metodologia representa todo o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, posturas a serem adotados, métodos e técnicas empregadas, numa proposta pedagógica.
            Já o método constitui o pensamento reflexivo, crítico, construtivo e consciente da realidade estudada e do conhecimento a ser elaborado sobre ela.
Diferente da técnica que é a parte que procura explicar a realidade, através dos procedimentos metodológicos utilizados.

Um comentário:

  1. Ola, meu nome é Antonio Calderon, o bom do seu blog é que quando se quer algo se encontra, apesar de ser um pouco limitado mais sempre tem algo q possa servir de base, alimente ele sempre que puder ele vai longe meu amigo. ha e procure uma maneira mais facil para seus leitores colocares comentarios, sem ser preciso ter uma conta google ok?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...