"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

domingo, 25 de setembro de 2011

Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco, uma das regiões mais pobres do país, onde logo cedo pôde experimentar as dificuldades de sobrevivência das classes populares. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.
Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife.
No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro, onde apresenta um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização. De acordo com suas ideias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política.

A interação entre professor e aluno

Bem falar de interação em sala de aula, é falar de afetividade no ato educacional, mais precisamente na relação professor/aluno, de como lidar com as emoções. Desta maneira, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula apresentados pelo professor. Pois o prazer pelo aprender não é uma coisa que surge assim, do nada, não é uma tarefa que eles cumprem com gosto, em alguns casos é encarada como obrigação. Para que isto possa ser mais bem assimilado, o professor deve procurar despertar a curiosidade dos seus alunos, sempre acompanhando suas ações no desenvolver das atividades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...