"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Entrevista com professora a respeito do curriculo escolar.


Este meu trabalho que consiste em uma pequena entrevista, teve como objetivo observar de perto como é aplicado o currículo escolar nas escolas públicas brasileiras.A entrevista foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Monsenhor Vicente Freitas, (Polivalente) na Rua Luis Ferreira Campos, Pombal PB, a entrevistada foi a Professora Valdecir Freire da Silva (Professora Glória), Graduada em Historia e Pós em Pesquisas, Professora da referida escola onde eu pude ter uma boa conversa com a mesma sobre o tema abordado.

Desenvolvimento:

Gilmario - O que a senhora entende por currículo escolar?

Glória - Currículo escolar num sentido mais amplo para min como educadora, ele abrange todas as experiências escolares. Como posso assim dizer, através de algumas definições o currículo é o total das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola. Como também posso afirmar que são todas as experiências dos alunos, aceitas pela escola, as atividades através das quais o aluno aprende com conteúdos que devem ser construído a partir da realidade do educando e da sua realidade social, cultural, política e econômica. O currículo define também suas intenções e proporciona guias de ações adequadas e úteis para nos professores, que somos diretamente responsáveis por sua execução. Para isso, o mesmo proporciona informações concretas sobre que ensinar, quando ensinar, como ensinar e que, como e quando avaliar o aluno.

Gilmario - E como o currículo é trabalhado na sua escola você em que atua?  
         
Glória - De uma maneira mais ampla posso dizer que o currículo escolar abrange todas as atividades desenvolvidas dentro da escola. As atividades educativas escolares desenvolvidas aqui correspondem à idéia de que existem certos aspectos do crescimento pessoal, consideramos importantes no âmbito da cultura do grupo de alunos, em especialmente pensadas para esse fim. São atividades que correspondem de uma só finalidade de ser executadas de acordo com um plano de ação determinado, isto é, estão a serviço de um projeto educacional já estabelecido, que abrange todos os grupos de alunos porque o professor como educador precisa estar atento, por exemplo, na extensão de seu conteúdo para não ser excessivo e extenso, devendo ser reduzido para facilitar a efetiva aprendizagem do mesmo, como o método com que o mesmo é ensinado pode ser um método eficaz em alguns casos e ineficaz em outros.

Agradecimento
             Em primeiro lugar eu queria agradecer a Deus por ter mim dado esta vitoria de estar aqui hoje conversando com aquela que sem duvida uma pessoa importante no meu processo de formação a professora Gloria e agradecer tambem a Vice diretora Mª da Paz por ter permitido este dialogo com a professora e dizer que foi um prazer imenso revê-las assim como todos que fazem parte desta escola que eu tanto amo e admiro, há agradecer aos profissionais da UFPB virtual, do curso de Licenciatura a distância que mim proporcionaram esse momento, todos que fazem parte desta minha nova família, obrigado por este momento único que jamais esquecerei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...