"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sábado, 24 de setembro de 2011

OFICINA PEDAGÓGICA:

 Planeta azul (Chitãozinho e Xororó)

 

Atividade: A degradação do meio ambiente.

Objetivos:

·         Discutir sobre problemas ambientais e as mudanças de comportamento social necessárias para revertê-los apresentados na música;
·         Analisar o desaparecimento das espécies, em especial no contexto da biodiversidade; 
·         Discutir, analisar e planejar ações para o problema da água no planeta;
·         Discutir as alterações climáticas com um problema mundial;
·         Incentivar uma reflexão sobre a necessidade dos valores éticos e universais na formação humana.

Material necessário:

·         Revistas, figuras, tesoura, lápis grafite e de cor, cola, papel, figuras e mural.

Etapas e procedimentos:

PROJETO DE PESQUISA


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFBP – VIRTUAL
UNIVERESIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE POMBAL “JAIRO VIEIRA FEITOSA”
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS
MODALIDADE A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
ALUNO: GILMARIO PAULINO FERREIRA

PROJETO DE PESQUISA


Pombal, 2010

                     “É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve”.(Victor Hugo ).


PROJETO: ÁGUA LIMPA
CONCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS AQUATICOS

INTRODUÇÃO
Os rios são fontes de vida. Desde a Antiguidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades. Mais recentemente, até mesmo energia elétrica é produzida pela força das quedas d’água dos rios, iluminando as cidades.
Um rio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele. “Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.”
(Chico Xavier).
 A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos, que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.
A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. Os crescimentos das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios sem qualquer tratamento prévio, o que afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico.
TEMA
Água limpa, conscientização e preservação dos recursos aquáticos.

Origem das Espécies

A teoria da Origem das Espécies de Charles Darwin, é um dos conceitos mais importantes da história da ciência, diria que é à base de toda biologia moderna.
 Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que as diversidades biológicas são resultados de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos com o passar dos tempos se adaptam ao ambiente onde estão inseridos, através da seleção natural e que as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais.
A proposta de Darwin, que as espécies se originam por processos inteiramente naturais, contradiz as crenças religiosas que são incompatíveis com a Geração Espontânea e acredita na teoria da criação divina, tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis, que teria ocorrido num determinado momento do passado, na Criação do mundo, mediante o indiscutível poder de DEUS o criador do universo.

Dewey


Para Dewey, o conhecimento se dava a partir do desenvolvimento adquirido através de um processo social, ou seja, o conhecimento não deve ficar apenas para si, é preciso transmitir. Por isso Dewey defendia os trabalhos em grupo, para trocar idéias.
            O conhecimento adquirido pela educação deve fazer parte integrante ao cotidiano da vida do aluno, ou seja, o elemento de ensino junto com a prática do dia-a-dia. O aluno deve aprender o conhecimento cientifico e também o conhecimento prático. Esta idéia foi uma grande contribuição para a escola filosófica do Pragmatismo, que era uma doutrina na qual as idéias são instrumentos de ação, que só valem se produzirem efeitos práticos.
            Para John Dewey Pragmatismo é a teoria segundo a qual a verdade de uma idéia reside na sua utilidade. Em uma linguagem bem simples o pragmatismo pode ser entendido como uma maneira prática de resolver problemas, passando por cima de muitos princípios ou muitas vezes considerados relevantes.

Sócrates (analise do filme)

Analise:
Divergências entre o ensino de Sócrates e dos sofistas; o método de Sócrates como educador e filósofo; a atividade pedagógica socrática e a vivência política na polis grega;

Na Grécia especificamente em Atenas, foi o local onde fluíram as idéias sofistas, Os sofistas tiveram grande importância na profissionalização da educação. Eles eram até então considerados educadores de seu tempo, os mesmos eram importantes no regime democrático adotado em Atenas, em resumo, os sofistas eram considerados mestres da oratória, que cobravam um alto preço dos cidadão para aplicação e ensino de suas habilidades de discurso, que para os gregos eram fundamentais para a política.

Rousseau e Kant.


Rousseau foi o mentor inicial da educação natural, cujas idéias foram depois reforçadas, melhor definidas e ampliadas por Kant. Estabeleciam um gradativo retorno à natureza, não de forma a transformar o homem em selvagem, mas pela naturalização comportamental e espontaneidade dos sentimentos, uma educação voltada para a felicidade individual. Rousseau disse que: "Toda a nossa sabedoria consiste em preconceitos servis; todos os nossos usos não são senão sujeição, embaraço e constrangimento. O homem civil nasce, vive e morre na escravidão; ao nascer, envolvem-no em um cueiro; ao morrer, envolvem-no em um caixão; enquanto conserva sua figura humana está acorrentado a nossas instituições". (Emílio, ou da Educação, Rousseau, São Paulo, Difel).
O grande valor do trabalho de Rousseau na pedagogia é o fato de dar ao ensino público uma conotação política e de valorização do homem em todos os níveis sociais, disposição exposta quando afirma que a educação pública deve passar necessariamente por formação cívica, de identidade do cidadão com o país. Afirmava não ser a educação pública idéia dele e quem tivesse interesse, que lesse 'A República', de Platão. O ensino público e gratuito foi o veículo mais importante do Iluminismo que preconizava pelo uso da razão no combate às superstições e obscurantismo religiosos.
Kant, em sua obra, procura despir ao máximo a sua teoria moral de todo elemento político, parcial, histórico e de sociedades pré-constituídas. Ele pretende mostrar uma realidade em que os homens agem segundo, e somente segundo a sua razão, a partir do conceito do imperativo categórico. Como Rousseau, Kant parte da existência de uma consciência moral inata, mas não aceita dele a questão do “bom selvagem”, ou seja, a idéia de que originariamente o homem seria bom e justo e que depois, com o processo de formação da sociedade e das desigualdades ele tenha se corrompido Em seu Discurso sobre a desigualdade, Rousseau, explica o processo da desigualdade , que tem “constituído seu primeiro termo o estabelecimento da lei e o direito de propriedade; a instituição da magistratura, o segundo; sendo o terceiro e último a transformação do poder legítimo em poder arbitrário”.
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