"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sábado, 24 de setembro de 2011

Sócrates (analise do filme)

Analise:
Divergências entre o ensino de Sócrates e dos sofistas; o método de Sócrates como educador e filósofo; a atividade pedagógica socrática e a vivência política na polis grega;

Na Grécia especificamente em Atenas, foi o local onde fluíram as idéias sofistas, Os sofistas tiveram grande importância na profissionalização da educação. Eles eram até então considerados educadores de seu tempo, os mesmos eram importantes no regime democrático adotado em Atenas, em resumo, os sofistas eram considerados mestres da oratória, que cobravam um alto preço dos cidadão para aplicação e ensino de suas habilidades de discurso, que para os gregos eram fundamentais para a política.

Quem se opõe contra isso é justamente Sócrates, que ensinava buscando apenas o conhecimento, sem o fim lucrativo dos sofistas, que podiam defender tanto um lado contra o outro.  Sócrates Utilizava-se de métodos dialéticos ligados a essência do homem como alma e tendo o modo consciente a despojar a alma da ilusão do saber. Com esse sistema de ensinamento usava o dialogo em sintonia com a razão para levar o interlocutor ao encontro da sua alma, fundamentalmente de natureza ética e educativa. O método de Sócrates é dividido em duas partes, na primeira, fazia-se uma pergunta, e ele procura mostrar ao interlocutor a insuficiência da resposta dada e mostra que estas são sempre preconceitos recebidos, opiniões subjetivas e não a definição buscada. A isto, dá-se o nome de ironia, por isso ele não era bem visto pela sociedade ateniense. A forma de levar o ouvinte a dar conta de que não sabe aquilo que julgava saber e para melhor entender a si mesmo, era posta como finalidade de quebrar a solidez existente na própria pessoa.
Na segunda parte, ele sugere caminhos para que o interlocutor seja capaz de encontrar a resposta procurada a em si mesmo. O que recebe o nome de Maiêutica, pela arte de ajudar o interlocutor a se despojar de tudo aquilo que se diz saber e o que Sócrates fazia para conseguir desmascarar a pessoa e pôr a frente de sua vaidade, era uma das finalidades de seu método, a ironia, sendo uma espécie de reconhecer a sua própria ignorância.

O ensino na prática hoje, principalmente no terceiro mudo, é uma maneira de perpetuação da elite. Infelizmente, na maioria dos casos, só quem tem dinheiro consegue alguma educação decente, e acesso às vagas das melhores universidades. Mas isso acontece por causa de uma depravação do sistema. Educação é direito de todos e dever do estado. Num passado não muito distante a escola pública era muito mais avançada, e só pagava ensino básico quem não conseguia acompanhar o ritmo da escola pública. No entanto, isso não tem nada a ver com alguma influência da sofística. É uma simples associação despretensiosa sobre o assunto.
Pontos do filme “Sócrates” que mais me chamou a atenção:

ü  Posso iniciar meu comentário com a derrota de Atenas para os Espartanos, com a derrubada de sua muralha onde os gregos perderam muito de seu prestígio e independência política.
ü  Sócrates pensador da época era cercado por discípulos onde o mesmo pregava oralmente aos atenienses a terem consciência de seus atos. Mostrava que o único mal era a presunção do saber.
ü   O filme mostra o julgamento, condenação e morte de Sócrates.
ü  No filme Sócrates foi condenado à morte não por que era faria algum mal a sociedade, mas sim por inveja dos sofistas que se apresentavam como donos do saber.



Referencias: Sites
Disponível em: <www.mundodosfilosofos.com.br/sofistas.htm> Acesso em 12 de setembro de 2010.
                        <www.meuartigo.brasilescola.com › Filosofia> Acesso em 12de setembro de 2010.
                        <http://www.youtube.com/> Acesso em 19 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...