"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sábado, 24 de setembro de 2011

PROJETO DE PESQUISA


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFBP – VIRTUAL
UNIVERESIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE POMBAL “JAIRO VIEIRA FEITOSA”
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS
MODALIDADE A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
ALUNO: GILMARIO PAULINO FERREIRA

PROJETO DE PESQUISA


Pombal, 2010

                     “É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve”.(Victor Hugo ).


PROJETO: ÁGUA LIMPA
CONCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS AQUATICOS

INTRODUÇÃO
Os rios são fontes de vida. Desde a Antiguidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades. Mais recentemente, até mesmo energia elétrica é produzida pela força das quedas d’água dos rios, iluminando as cidades.
Um rio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele. “Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.”
(Chico Xavier).
 A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos, que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.
A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. Os crescimentos das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios sem qualquer tratamento prévio, o que afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico.
TEMA
Água limpa, conscientização e preservação dos recursos aquáticos.
DELIMITAÇÃO DO TEMA

Conscientização e preservação, dos rios da cidade de Pombal, longo prazo,

PROBLEMA

Grandes concentrações populacionais acarretam um desenvolvimento predatório, quando não se tem um planejamento adequado para as ações de sustentabilidade. A falta de tratamento adequado dos esgotos e o descarte de efluentes nos rios, sem nenhum controle, poluído os mesmos e passando a ameaçar a saúde da população.

HIPÓTESE DE ESTUDO

Considerando a má conservação dos rios, procuramos através da nossa investigação verifica:
- se está havendo manejo sustentado dos rios;
-a conservação das matas ciliares e seus componentes (fauna e solo);
- a conservação dos rios para uma melhoria da população.

Objetivo Geral
Preservar o Ambiente da poluição. Neste projeto, pretende-se fazer um levantamento bibliográfico detalhado do tema, para que se possa criar um modelo apropriado para o processo evolutivo de dispersão de contaminantes.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Formar a consciência para a destinação correta dos esgotos domésticos e o descarte de efluentes da cidade;
- preservar o ambiente da poluição;
- conscientizar a população sobre a preservação dos ecossistemas.

JUSTIFICATIVA
Hoje em dia, assim como em quaisquer outras cidades, há uma percepção, através de estudos científicos realizados, de mudanças acentuadas no equilíbrio natural dos ecossistemas, devido principalmente ao crescimento industrial desenfreado, em contraste a um desenvolvimento sustentável. "Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído, é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro."(Provérbio Indígena). Assim, quantidades acentuadas de matéria orgânica, nutrientes e microrganismos são liberados nos rios da região sem um adequado tratamento prévio. A poluição das águas por resíduos industriais e esgotos, que são lançados nos rios sem tratamentos, passa a ser uma ameaça à saúde da população e vem causando problemas ambientais, para o ecossistema. "A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância”. (Gandhi).
METODOLOGIA
A metodologia foi desenvolvida através da pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica utilizando-se de:
Observação do meio ambiente em diferentes momentos para levantamento de dados,
Na organização e análise dos dados envolveu conhecimentos matemáticos, como proporcionalidade, volume dentre outros. Para trabalhar estes dados contou-se com a ajuda da informática aliada ao processo de ensino. Utilização do laboratório de informática e da Internet.
Para sistematização dos trabalhos foram realizados: encontros de estudos e planejamento coletivo das atividades; elaboração de plano de trabalho; coleta e organização de materiais; montagens e realizações de experimentos com as amostras coletadas; montagem de oficinas entre outros.

REFERENCIAS
Disponível em:
<http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/>. Acesso em 14 de jun de 2010
<http://www.unicamp.br/unicamp/.../ju261pag03.htm>. Acesso em 14 de jun de 2010
<http://www.obeabadosertao.com.br/.../coluna_exibe.php?... >. Acesso em 14 de jun de 2010
<http://veja.abril.com.br/.../poluicao-piora-qualidade-21-rios-pais-431120.shtml> Acesso em 14 de jun de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...