"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sistema Endócrino


O sistema endócrino consiste em um conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.
Agindo em conjunto com o Hipotálamo, parte integrante do cérebro, responsável pelo controle de toda atividade visceral, os hormônios atuam permitindo a manutenção da constância do meio interno, atuando como mensageiros em células específicas responsáveis por funções ligadas diretamente ao controle das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios no homem, são o próprio hipotálamo, hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas e as gônadas.
HIPÓFISE:  esta glândula tem aproximadamente o tamanho de uma ervilha, estando situada na sela turca ou fossa hipofisária sobre o corpo do osso esfenoide. Encontra-se diretamente ligada ao Hipotálamo pela haste hipofisária e funcionando apenas como reservatório para armazenar os hormônios ADH e OCITOCINA.
HIPOTÁLAMO: exerce controle direto sobre a hipófise, por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a hormônios cha
mados fatores desencadeadores ou liberadores.
O Cérebro recebe informações de todas as vísceras, assim como também do próprio sangue. Qualquer informação a cerca da variação na homeostasia, chega no hipotálamo que toma as providências  necessárias para responder ao estímulo envolvido. A hipófise é acionada por meio dos fatores liberadores ou inibidores e ,esta por sua vez lança no sangue os hormônios de efeito trófico envolvidos na variação ocorrida. Este controle recebe o nome de FEED-BACK
TIREÓIDE: Localizada anteriormente, no pescoço, estando apoiada sobre as cartilagens da laringe ( tireoide e crinoide) traqueia. Seus dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor.
SUPRA RENAIS: São duas glândulas localizadas sobre os rins, divididas em duas partes independentes – medula e córtex - secretoras de hormônios diferentes, comportando-se como duas glândulas.
GÔNADAS: (hormônios femininos e masculinos) Hormônios Sexuais Femininos Os dois hormônios ovarianos, o estrogênio e a progesterona, são responsáveis pelo desenvolvimento sexual da
mulher e pelo ciclo menstrual.
Funções do Estrogênio: o estrogênio induz as células de muitos locais do organismo, a proliferar, isto é, a aumentar em número. Em resumo, todas as características que distinguem a mulher do homem são devido ao estrogênio e a razão básica para o desenvolvimento dessas características é o estímulo à proliferação dos elementos celulares em certas regiões do corpo.

Funções da Progesterona: a progesterona tem pouco a ver com o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos; está principalmente relacionada com a preparação do útero para a aceitação do embrião e à preparação das mamas para a secreção láctea.
TESTOSTERONA: Efeito na Espermatogênese. A testosterona faz com que os testículos cresçam. Efeito nos caracteres sexuais masculinos. Depois que um feto começa a se desenvolver no útero materno, seus testículos começam a secretar testosterona, quando tem poucas semanas de vida apenas. Essa testosterona, então, auxilia o feto a desenvolver órgãos sexuais masculinos e características secundárias masculinas. Isto é, acelera a formação do pênis, da bolsa escrotal, da próstata, das vesículas seminais, dos ductos deferentes e dos outros órgãos sexuais masculinos. Além dos efeitos sobre os órgãos genitais, a testosterona exerce outros efeitos gerais por todo o organismo para dar ao homem adulto suas características distintivas.
PÂNCREAS: é uma glândula mista ou anfícrina – apresenta determinadas regiões endócrinas e determinadas regiões exócrinas (da porção secretora partem dutos que lançam as secreções para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans são a porção endócrina, onde estão as células que secretam os dois hormônios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose.

Sexo (Sexualidade)


O sexo é o ato sexual propriamente dito, sendo um impulso primitivo e a sexualidade é a forma de expressar o ato e a atração sexual, pois a sexualidade está sempre ligada a circunstâncias emocionais, a cultura de cada pessoa, a educação recebida, do ambiente que habita, da cultura que o cerca e de sua personalidade.
O cérebro, intervém através do hipotálamo, no desejo, no interesse sexual e também recolhe as informações que chegam do exterior e dos hormônios, controlando-os e dando as respostas da excitação sexual, ejaculação, sensações de prazer e regulando as respostas emocionais e afetivas no comportamento sexual.
O chamado sistema límbico do nosso cérebro discrimina e seleciona os estímulos, reconhecendo os sinais de saciedade  inibindo o comportamento sexual.
Sexo seria Conjunto de caracteres estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo se classifica como macho ou fêmea e desempenha papel específico de uma dessas condições na reprodução da espécie.
Já a sexualidade é o modo como o ser humano responde a estímulos eróticos e obtém prazer por meio de atividade sexual com outra pessoa, em grupo ou sozinha (masturbação).  
A sexualidade envolve todas as zonas erógenas do corpo humano, não somente os órgãos genitais, além de impulsos, desejos e fantasias associados ao sexo.  A sexualidade será sempre a associação do carinho, do afeto, do amor e, principalmente, da comunicação. Nem sempre, sua manifestação se dará entre amantes.  Sexualidade não quer dizer apenas a relação sexual ou a penetração, ela é algo mais amplo, é algo que começa a existir com o nascimento do indivíduo e o acompanha por toda sua vida.
A capacidade de ter sensações eróticas está presente no ser humano desde os primeiros momentos de vida e compõe sua libido (termo que designa, na psicanálise, a energia do impulso sexual).  
O comportamento sexual humano é determinado por três fatores:  
Herança genética: que caracteriza biologicamente o indivíduo;
Fator social: composto por influências da sociedade (educação, família) sobre o indivíduo;
Fator psicológico: formado pelos mecanismos psíquicos inconscientes.

Fonte:
 http://www.essencialsites.com.br
http://www.espirito.org.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...