"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

domingo, 25 de setembro de 2011

A interação entre professor e aluno

Bem falar de interação em sala de aula, é falar de afetividade no ato educacional, mais precisamente na relação professor/aluno, de como lidar com as emoções. Desta maneira, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula apresentados pelo professor. Pois o prazer pelo aprender não é uma coisa que surge assim, do nada, não é uma tarefa que eles cumprem com gosto, em alguns casos é encarada como obrigação. Para que isto possa ser mais bem assimilado, o professor deve procurar despertar a curiosidade dos seus alunos, sempre acompanhando suas ações no desenvolver das atividades.

O professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento a ser adquirido através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno. O professor deve estar atento e consciente de sua responsabilidade como educador.  O ambiente de sala de aula, que muitas vezes pode se mostrar frio, severo e hostil, deve ser recolocado, reapresentado aos mesmos de forma mais amena e amigável, mais para que isto ocorra, é necessária a conscientização e preparação do professor de que seu papel é de facilitador de aprendizagem, um ser aberto às novas experiências, procurando sempre compreender, numa relação empática, também os sentimentos e os problemas de seus alunos. Pois é no espaço da relação entre professor e aluno que a formação do cidadão se realiza, efetivando a missão maior da educação que  é formar pessoas comuns em cidadãos responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...