Bem falar de interação em sala de aula, é falar de afetividade no ato educacional, mais precisamente na relação professor/aluno, de como lidar com as emoções. Desta maneira, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula apresentados pelo professor. Pois o prazer pelo aprender não é uma coisa que surge assim, do nada, não é uma tarefa que eles cumprem com gosto, em alguns casos é encarada como obrigação. Para que isto possa ser mais bem assimilado, o professor deve procurar despertar a curiosidade dos seus alunos, sempre acompanhando suas ações no desenvolver das atividades.
O professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento a ser adquirido através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno. O professor deve estar atento e consciente de sua responsabilidade como educador. O ambiente de sala de aula, que muitas vezes pode se mostrar frio, severo e hostil, deve ser recolocado, reapresentado aos mesmos de forma mais amena e amigável, mais para que isto ocorra, é necessária a conscientização e preparação do professor de que seu papel é de facilitador de aprendizagem, um ser aberto às novas experiências, procurando sempre compreender, numa relação empática, também os sentimentos e os problemas de seus alunos. Pois é no espaço da relação entre professor e aluno que a formação do cidadão se realiza, efetivando a missão maior da educação que é formar pessoas comuns em cidadãos responsáveis.
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