"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sexo (Sexualidade)


O sexo é o ato sexual propriamente dito, sendo um impulso primitivo e a sexualidade é a forma de expressar o ato e a atração sexual, pois a sexualidade está sempre ligada a circunstâncias emocionais, a cultura de cada pessoa, a educação recebida, do ambiente que habita, da cultura que o cerca e de sua personalidade.
O cérebro, intervém através do hipotálamo, no desejo, no interesse sexual e também recolhe as informações que chegam do exterior e dos hormônios, controlando-os e dando as respostas da excitação sexual, ejaculação, sensações de prazer e regulando as respostas emocionais e afetivas no comportamento sexual.
O chamado sistema límbico do nosso cérebro discrimina e seleciona os estímulos, reconhecendo os sinais de saciedade  inibindo o comportamento sexual.
Sexo seria Conjunto de caracteres estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo se classifica como macho ou fêmea e desempenha papel específico de uma dessas condições na reprodução da espécie.
Já a sexualidade é o modo como o ser humano responde a estímulos eróticos e obtém prazer por meio de atividade sexual com outra pessoa, em grupo ou sozinha (masturbação).  
A sexualidade envolve todas as zonas erógenas do corpo humano, não somente os órgãos genitais, além de impulsos, desejos e fantasias associados ao sexo.  A sexualidade será sempre a associação do carinho, do afeto, do amor e, principalmente, da comunicação. Nem sempre, sua manifestação se dará entre amantes.  Sexualidade não quer dizer apenas a relação sexual ou a penetração, ela é algo mais amplo, é algo que começa a existir com o nascimento do indivíduo e o acompanha por toda sua vida.
A capacidade de ter sensações eróticas está presente no ser humano desde os primeiros momentos de vida e compõe sua libido (termo que designa, na psicanálise, a energia do impulso sexual).  
O comportamento sexual humano é determinado por três fatores:  
Herança genética: que caracteriza biologicamente o indivíduo;
Fator social: composto por influências da sociedade (educação, família) sobre o indivíduo;
Fator psicológico: formado pelos mecanismos psíquicos inconscientes.

Fonte:
 http://www.essencialsites.com.br
http://www.espirito.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...