"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Curso de Graduação em Ciências Naturais (Licenciatura à Distância), promove o “III Colóquio de Ciências Naturais”, no CE (Centro de Educação) do Campus I, da UFPB em João Pessoa-PB.

Por: Alzenira Kaladesckórpio

A Universidade Federal da Paraíba realiza o “III colóquio de Ciências Naturais, do Curso de Graduação em Ciências Naturais – (Licenciatura à distância), sob a coordenação da Professora Drª Maria de Lourdes Pereira, o evento ocorreu no CE (centro de educação), Campus I, João Pessoa, entre os dias 20 a 22 de dezembro e teve a honra de receber os alunos de todos os pólos (Itaporanga, João Pessoa, Lagoa Grande, Mari, e Pombal) que marcaram presença.
Os Universitários “do Pólo de apoio presencial de Pombal-PB” Jário Vieira Feitosa, fizeram-se presente, em forma de agradecimento, levaram uma faixa onde expressavam a gratidão recebida pelos os professores e tutores presenciais e à distância.


O colóquio é um momento de interação, onde os alunos e professores trocam conhecimentos. O evento acadêmico que esse ano ocorreu no mês de dezembro, houve uma menor participação de alunos por polos, haja vista o término do período e a proximidade do período natalino.
            A abertura oficial foi às 16hs, dia (20), com a fala inicial da Coordenadora do Curso Prof.ª Drª Maria de Lourdes Pereira, logo em seguida, palestras ocorridas no auditório do CE.
No dia (21), pela manhã, os universitários participaram de minicursos relacionados à importância de uma boa aula, confecção de peças anatômicas do corpo humano, a ludicidade na matemática elementar, entre outros, em sala de aulas do CE. À tarde, houve uma mesa redonda com os seguintes professores: Drª. Edilene da Silva Santos; Me. Norma Maria de Lima e a Drª. Tânia Rodrigues Palhano. Onde discutiram sobre Fundamentos e Políticas de Gestão da Educação: Teoria e Prática, no auditório do Centro de Educação.
O último dia (22),foi marcado com uma aula de campo (Meio Ambiente) pelo o campus universitário com a Professora Drª Cristina Crispim, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversas plantas e fazendo novas descobertas sobre as árvores, até então desconhecida por alguns alunos. Na sequência, os graduandos em Ciências Naturais visitaram o Laboratório e assistiu a uma aula prática sobre Termologia com aprofessora Gianna de Sousa Sorrentino.
Os alunos ao retornarem para o auditório participaram de palestras sobre a Introdução à Física Moderna (Profº. Dr. Luimar Cavalcanti Oliveira e Profº. Ms. Vladyr Yuri Soares de Lima Cavalcanti) e Construção do Trabalho Científico -TCC ( Profº. Dr. Luiz Pereira de Lima Júnior), palestras de grande importância, pois, principalmente sobre o TCC, devido, a primeira turma do curso de Ciências Naturais a nível Nacional ter sua formatura no mês de agosto de 2012, e um único aluno do 8º período fez-se presente, Joaci Ferreira da silva , onde foi aplaudido e abraçado pela coordenadora.
Às 14hs, houve o momento criativo (participação livre dos graduandos) e mais uma vez, o polo de Pombal foi destaque: Apresentação de uma peça, intitulado: O lixo, de Luis Fernando Veríssimo (Narrador: Gilmario Ferreira, intérpretes: Tutor Willame Ribeiro e a Graduanda Leilany Campos) e a comentarista, Nira Santos. A Profª e Bioquímica; Francisca do Nascimento Melo, participou através de fantoches sobre a sexualidade. O encerramento deu-se com mensagens natalinas, sorteios de brindes e entrega de certificados.

















































4 comentários:

  1. Êta, colóquio arretado!!! Faltou apenas você...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como foi bom! Só faltou você... Parabéns a comissão organizadora do evento.

    ResponderExcluir
  3. Oxi! mais eu tava lá meu caro amigo, eu estou em quase todas as fotos aqui postadas.

    Att.
    Gil Ferreira
    Adim. Blog Mundo Ciências

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...