"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sábado, 24 de setembro de 2011

Dewey


Para Dewey, o conhecimento se dava a partir do desenvolvimento adquirido através de um processo social, ou seja, o conhecimento não deve ficar apenas para si, é preciso transmitir. Por isso Dewey defendia os trabalhos em grupo, para trocar idéias.
            O conhecimento adquirido pela educação deve fazer parte integrante ao cotidiano da vida do aluno, ou seja, o elemento de ensino junto com a prática do dia-a-dia. O aluno deve aprender o conhecimento cientifico e também o conhecimento prático. Esta idéia foi uma grande contribuição para a escola filosófica do Pragmatismo, que era uma doutrina na qual as idéias são instrumentos de ação, que só valem se produzirem efeitos práticos.
            Para John Dewey Pragmatismo é a teoria segundo a qual a verdade de uma idéia reside na sua utilidade. Em uma linguagem bem simples o pragmatismo pode ser entendido como uma maneira prática de resolver problemas, passando por cima de muitos princípios ou muitas vezes considerados relevantes.
            Dewey não chama sua filosofia de pragmática, ele preferia o termo instrumentalismo, pois para ele as idéias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.
            O seu pensamento sobre a educação está centrado no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. A Educação Progressiva está no crescimento constante da vida, na medida em que o conteúdo da experiência vai sendo aumentado.
            O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências. Acreditava que, para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas se comunicando e trocando idéias, sentimentos e trocando experiências. Onde o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais das de antemão respostas ou soluções prontas, isto é, o professor deve fazer com que o aluno raciocine e elabore os seus próprios conceitos, que o desperte a ser curioso. A Escola deve proporcionar práticas conjuntas e promover situações de cooperação, em vez de lidar com as crianças de forma isolada. 
            Em outras palavras a escola seria um viveiro que devia formar pássaros livres, conscientes das suas capacitações, prontos para o que der e vier. Dewey, porém, observou que mesmo na sociedade democrática alguns colossos se constituíam - as poderosas corporações, privadas ou públicas. Ele dizia que "O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter"           
            No Brasil inspirou o movimento da escola nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação. Inspirou as teorias mais modernas da didática, como o construtivismo e também as bases teóricas dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Mas seu grande mérito foi ter sido um dos primeiros a chamar a atenção para a capacidade de pensar dos alunos.
            Uma das principais lições deixadas por John Dewey é a de que, não havendo separação entre vida e a educação, onde esta deve preparar o aluno para a vida, promovendo-o num constante desenvolvimento.            Educando e incentivando o desejo de desenvolvimento contínuo, preparando as pessoas para transformar algo.

Referencias:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...