"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Glossário



Universidade Federal da Paraíba

Universidade Aberta do Brasil

Centro de Educação

Ciências Naturais (Licenciatura a Distância)

Pólo: “Jairo Vieira Feitosa”



Disciplina: Didática

Professoro: Miriam Vieira Nunes

Tutor: Maronildes Felix Limeira

Aluna: Gilmario Paulino Ferreira



“Glossário”



Pombal, 2011



1. Construção de um glossário (ou vocabulário) apartir dos termos.


Ideologia: termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas".

Realismo: Movimento artístico que se manifesta na segunda metade do século XIX. Caracteriza-se pela intenção de uma abordagem objetiva da realidade e pelo interesse por temas sociais.

Essência: Em metafísica, a essência de uma coisa é constituída pelas propriedades imutáveis da mesma, adventos do conhecimento.

Moral: deriva do latim “mores” que significa "relativo aos costumes". Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento de os romanos traduzirem a palavra grega ética.

Ideal: Que existe somente na ideia

Humanismo: Refere-se genericamente a uma série de valores e ideais relacionados à celebração do ser humano. O termo, porém, possui diversos significados, muitas vezes conflitantes
.


Cristianismo: religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento.

Absolutismo: teoria política que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve deter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral.

Nobreza: representa a classe social de maior estrato.

Renascentismo: Relativo ao renascimento

Experimentalismo: sistema ou doutrina que se funda na experiência dentro de uma prática científica;

Antropocentrismo: concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem.

Racionalismo: corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica.

Iluminismo: designam uma época da história intelectual ocidental.

Feudalismo: foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano.

Empirismo: movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.

Escolástica: é uma linha dentro da filosofia medieval, de acentos notadamente cristãos, surgida da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade.

Romantismo: foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX.

Positivismo: conceito que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX. O positivismo era a maneira de pensar que o pensamento positivo realizava os desejos, que ele tinha "poderes". Do seu início, com Augusto Comte na primeira metade do século XIX até o seu apogeu e crise no século XX, o sentido da palavra mudou radicalmente, incorporando diferentes sentidos, muitos deles opostos ou contraditórios entre si.

Ética: que significa costume derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

Intelectualismo: é a doutrina que procura a mediania entre o racionalismo e o empirismo, tendendo levemente para o último.

Mnemônico: é um auxiliar de memória. São, tipicamente, verbais, e utilizados para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de caráter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente.

Proletariado: conceito usado por anarquistas, comunistas e marxistas para definir a classe antagônica à classe capitalista.

Pragmatismo: constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana.

Ativismo: no sentido filosófico, pode ser descrito como qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa.

Psicologismo: Sistema pelo qual se relaciona a psicologia com a filosofia

Construtivismo: uma série de correntes de pensamento em diferentes áreas do conhecimento

Liberalismo: filosofia política que prima pela autonomia moral e econômica da sociedade civil em oposição à concentração do poder político.

Formalismo: descreve uma ênfase da forma sobre o conteúdo ou significado[1] nas artes, literatura, religião, direito, filosofia, matemática entre outras áreas. Um praticante do formalismo é denominado formalista.

Behaviorismo: é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.

Reprodutivíssimo: formação de seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de caráter.

Materialismo histórico: é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels.

Apologia: é a versão de Platão de um discurso dado por Sócrates. Apologia de Sócrates é considerada o segundo livro da tetralogia formada pelos seguintes diálogos: Eutífrone, onde vemos o filósofo, ainda livre, indo para o tribunal a fim de conhecer as acusações que lhe foram movidas pelo jovem Meleto; a Apologia, com a descrição do processo; o Críton, com a visita de seu amigo mais querido ao cárcere; o Fédon, com os últimos instantes de vida e o discurso sobre a imortalidade da alma.

Essencialíssimo: é a doutrina segundo a qual os particulares (pessoas, cadeiras, árvores, números, etc.) têm pelo menos algumas propriedades essencialmente. Um particular tem certa propriedade essencialmente quando esse particular não poderia existir sem ter essa propriedade.

Naturalismo: é uma escola literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

Epistemologia: é um ramo da Filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.

Burguesia: é uma classe social que surgiu nos primeiros séculos da Idade Média na Europa (séculos XI e XII) com o renascimento comercial e urbano.

Medieval: A Idade Média, Idade Medieval, Era Medieval ou Medievo foi o período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa em quatro "eras", a saber: a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

Atitude: Relação ou maneira de ser a pessoa, objeto, etc.

Psicopedagogia: é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas, quais sejam a pedagogia e a psicologia.



2. Faça um esquema do texto: “A didática na linha do Tempo”



1- Consideração histórica sobre a didática

· Os primeiros passos da didática foram dados no séc. XVI com Comenius;

2- A antiguidade

· Foi influenciada pelos filósofos gregos: Platão, Sócrates e Aristóteles;

· Predominava nessa época a escola da natureza e a visão da essência do homem;

· A sociedade era constituída fundamentalmente pelo trabalho escravo e servil;

3- Idade média

· Entende a educação como uma atividade em virtude da qual os dons potenciais se tornavam realidade atual;

· Predomina a visão essencialista universal e imutável de homem;

· O homem era considerado criado da criação divina;

4- Idade Moderna

· O povo ganhou direitos sociais que passaram a ser respeitados;

· Valorizava o homem e suas criações artísticas e culturais;

· A didática teve seu marco como área de conhecimento de ensino aprendizagem;

5- Idade contemporânea

· Surge um grande filósofo Jean Jacques Rousseau com a obra “Emilio” que ensinava como cuidar da criança;

· Evidencia-se o iluminismo no Brasil;

· Surgem no Brasil os movimentos religiosos independentes;

Concepções liberais da didática

· A didática tradicional

· Enfatiza o ensino humanístico;

· O ensino repassa o conhecimento para a criança sem levar em consideração as diferenças de idade;

· Principal característica é o intelectualismo, ênfase no ensino humanístico centrado na figura do professor;

· O conteúdo é considerado essencial;

· O aluno é educado para ser passivo;

· A sociedade era considerada homogênea.

Concepções renovadas progressistas

· A didática centra-se no viver;

· O homem deve ser liberto e autônomo

· O individuo deve se ajustar ao meio e a escola deve desenvolver esse papel

· Os métodos ativos são norteados pela teoria montessoriana e construtivista

· A didática tenta adaptar-se aos novos tempos e adota os métodos e as técnicas de grupo

Concepções renovadas não diretivas

· A escola assume o papel de formadora de atitudes e de levar o homem a desenvolver-se como pessoa;

· Objetiva a mudança interior para justar o homem ao ambiente;

· Aprender é modificar suas percepções a respeito das coisas;

· O aprendizado é decorrente da motivação interior;

· O professor é técnico e o aluno é o centro da aprendizagem

Concepções tecnicistas

· Adota a visão do homem como um técnico. O que importa é o fazer;

· A educação é caracterizada pelo tecnicismo;

· A educação é tida como um investimento a fazer;

· O ensino é realizado por objetivos e o planejamento do ensino surge para os que pensam dos que executam.

· O professor é o executor dos objetivos instrucionais e das estratégias do processo de ensino aprendizagem;

· Nessa ideologia não importa o aluno nem o professor o mais importante é o processo de ensino.

Concepções progressistas

· Concepções libertadoras

· O educador Paulo Freire influenciou a educação e a didática na nova postura sócio-crítica;

· A escola organiza-se como um espaço de negação a dominação e não como mero instrumento para reproduzir a estrutura social.

· Procura unir a teoria - prática, conteúdo – forma, técnica – político e ensino – pesquisa;

· O processo de ensino-aprendizagem objetiva-se incentivar a consciência para transformar a sociedade;

· Os conteúdos são vivos e devem retratar a realidade dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem professor e aluno;

· O educador e educando posicionam-se como sujeitos do ato do conhecimento;

· A avaliação é realizada de forma socializada considerando a prática social pedagógica

Concepções libertárias

· A educação voltada para a pedagogia do trabalho;

· Essa concepção visa à transformação da personalidade num sentido libertário e auto gestionário;

· A principal característica dessa concepção educativa é a autogestão informal da pedagogia para o trabalho;

· Os conteúdos são inexistentes, o método é autogestão colegiada e a avaliação realizada de maneira informal sem caráter de reprovação.

Concepção crítica-social dos conteúdos

· Caracteriza-se pela postura comportamental do pensar e fazer;

· A escola é entendida como um espaço político de formação do homem;

· O ensino é concebido como processo sistemático intencional de construção de conteúdos culturais e científicos e os conteúdos nessa concepção se confrontam com a realidade social;

· O aluno assume a posição de sujeito questionador e partícipe do seu processo de aprendizagem;

· A metodologia deverá ser sempre a construtiva, usando a técnica Dialógica;

· A avaliação será sempre contínua, diversificada sem representar constrangimento para o avaliado considerando a sua potencialidade e elevando a sua autoestima.



Fonte:

Mini Aurélio (O minidicionário da Língua portuguesa).

Wikipédia, a enciclopédia livre Acessado em 12/03/2011

<www.dicio.com.br/psicologismo>. Acessado em 12/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...