"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Divisão Celular


A divisão celular tem como função (através da sua capacidade metabólica) a manutenção da vida enquanto conseguir (uma célula dá origem a uma outra célula). Através desta divisão as células-filhas terão pelo menos metade ou mesma quantidade de material genético da mãe onde há uma hereditariedade através da reprodução ou divisão celular normal ou tem como  fidelidade passar o programa genético de uma geração celular para a geração seguinte (a cromatina da célula mãe, é replicada ou separada recebendo as células filhas uma quantidade do DNA da mãe).
Tem como função também a reconstituirão celular, crescimento e desenvolvimento dum pluricelular, por exemplo, através dum zigoto unicelular.
A divisão pode ter diferentes velocidades nos diferentes tecidos celulares com diferentes funções.
Tipos de Divisão Celular
Na natureza encontramos dois tipos de divisão celulares similares:
A mitose que as células filhas terão a mesma quantidade de cromossomas replicados em dois possuindo um numero diploide (2n) que são células somáticas, e a meiose que se dividem a quantidade de cromossomas pelas células filhas que possuem um numero haploide de cromossomas(n).
Utilizam ambas as citocineses que é a separação parcial em dois o citoplasma da célula-mãe e que está sempre acompanhada com a divisão celular. Na célula animal esta divisão origina duas células filhas separadas ou individualizadas entre si. Na célula vegetal forma-se uma parede celular característica particular deste tipo de célula na região equatorial entre as duas células filhas.

Processo de Divisão Celular

Primeira fase PRÓFASE é a fase preparatória onde os centríolos das células tendem a separar para os polos do núcleo e os cromossomas começam a individualizarem-se e condensar-se no núcleo que aumenta de tamanho devido ao desaparecimento do ínvulcro do núcleo e formam-se fibras proteicas em várias zonas que é a síntese do fuso acromático e de outros fusos

E uma fase relativamente longa na mitose.

Segunda fase METÁFASE os cromossomas continuam a organizar-se e movimentar-se e os cromatídeos já são visíveis perfeitamente e o fuso já está formado e depois de sucessivos movimentos os cromossomas pela ação dos fusos estes começam a movimentar-se para o centro num plano intermédio do fuso dos centríolos nos polos onde os cromossomas imobilizam-se bruscamente e começam a formar uma placa intermédia da célula (placa equatorial) e os centrómeros dos cromossomas estão presos aos fusos acromáticos e termina esta fase.

E a fase mais curta da divisão celular em termos de tempo.

Na terceira fase ANÁFASE pela força dos fusos agarrando os cromossomas esses vão separar em sentidos opostos através dos seus centrômeros e com os braços dos cromossomas em direção aos respectivos polos vão ter uma ascensão polar e formando duas células filhas.

A quarta e ultima fase é a TELÓFASE inverso da prófase nas transformações observadas, começa quando os cromossomas chegam nos polos e começa a descondensação e a membrana celular começa a reconstituir-se e reorganiza os nucléolos e o núcleos das duas células-filhas diploides com os seus respectivos centríolos que já se encontravam nos polos da célula-mãe.

A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente idênticas à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.    Já a meiose só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que se dividem de novo, originando quatro células filhas com metade dos cromossomos da célula inicial: são os gametas, geneticamente diferentes entre si.
Dessa forma, a meiose tem papel fundamental na reprodução sexuada. E não se esqueça: durante a meiose normalmente há troca de genes entre cromossomos homólogos, o que aumenta a variabilidade gênita da espécie. Vale ainda lembrar que a mitose e a meiose apresentam quatro fases características: prófase, metáfase, anáfase e telófase, com formação de fuso proteico e condensação dos cromossomos.


Referencia:

<http://www.algosobre.com.br/biologia/divisao-celular.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...