"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

domingo, 13 de janeiro de 2013

Educação Sexual, onde e quando começar?


Educação Sexual, onde e quando começar?

Por: Gil Ferreira

A educação sexual deve começar a ser trabalhada com a criança desde ainda pequena, tanto pais como professores devem ter extrema consciência da importância de se transmitir as informações necessárias sobre este assunto nas suas salas de aula, claro de maneira adequada com ética e profissionalismo. A escola é um local adequado para se transmitir estas informações, não
deixando de lado também a responsabilidade dos pais. Infelizmente grande parte dos pais e professores ainda não sabe como dar este conhecimento a seus filhos ou alunos, deixando-os livres a informações muitas vezes sem fundamentos e uma informação errada pode gerar resultados irreversíveis.
O educador deve estar preparado diante dos novos fatos, já que as coisas estão constantemente evoluindo e ninguém melhor que pais e professores na transmissão destes conhecimentos e formação sexual destas crianças, jovens e adolescentes de forma responsável.
É evidente que a educação sexual deve ser cuidada pela escola, pois a atividade sexual faz parte da vida humana, e a escola tem o papel de extrema importância para um preparo para uma vida adequada e satisfatória. Cabe a família dar orientações acerca do que considera certo ou errado, valores e critérios morais, desde o nascimento como por toda a vida, de acordo com a idade, a curiosidade da criança.
Portanto é da escola a tarefa de iniciar a educação sexual, a escola garantir a formação adequada desta criança, ela não esta encarregada apenas de transmitir não só a educação dos conhecimentos da educação, mas também abrangendo todos os períodos da vida humana.A escola deve abordar as questões morais e de formação de valores,  a família, o estudo, a religião, os hábitos, a linguagem, o comportamento, o sexo e as relações sociais das crianças entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...