"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

domingo, 1 de abril de 2012

Fenômenos Físicos e Químicos



Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico. 
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico. O fenômeno químico altera a natureza da matéria.
O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria. Exemplos de fenômenos químicos: o enferrujamento do ferro, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese realizada pelos vegetais clorofilados, queimando o papel ele deixa de ser papel etc. Os fenômenos químicos são
também denominados reações químicas, e são descritos através de equações. 
Todo fenômeno químico ocorre acompanhado de uma variação de energia, ou melhor, a transformação na composição da matéria implica necessariamente uma liberação ou absorção de energia.
Fenômenos químicos que ocorrem com liberação de energia são denominados exotérmicos. A matéria que resulta de uma transformação exotérmica em geral é mais estável que aquela que lhe deu origem.
Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.
Exemplos de fenômenos físicos são:
Ø  Um papel que é rasgado quando submetido a uma força;
Ø  Um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética;
Ø  O gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio;
Ø  Um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios;
Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.
Gerador de Van Der Graff
Você já ouviu falar do Gerador de Van der Graff? Um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do indivíduo que o tocar  fiquem totalmente de pé. Esse objeto consiste na exibição de um fenômeno físico.



Referencias:
Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...