"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

domingo, 10 de junho de 2012

Oficina Pedagógica para o Ensino de Ciências “Vetores e Escalares e Cinemática da Partícula”



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LIC. CIÊNCIAS NATURAIS (A DISTÂNCIA)
DISCIPLINA: SEMINARIO TEMATICO EM CIÊNCIAS NATURAIS II  


OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS 


TEMA:

“VETORES E ESCALARES E CINEMÁTICA DA PARTÍCULA”



EQUIPE RESPONSÁVEL:

Professor: Yuri Cavalcanti

Aluno: Gilmario Paulino Ferreira  


PÓLO: POMBAL, PB. SET/2011


OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS


“VETORES E ESCALARES E CINEMÁTICA DA PARTÍCULA”



INTRODUÇÃO

A Física clássica é a parte da Física que abrange de um modo geral, os conhecimentos e teorias da Física até os fins do século XI, e se caracteriza por uma formulação teórica baseada nos conceitos e princípios da Mecânica Clássica e do eletromagnetismo maxwelliano. Em outras palavras a Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos.
A física é considerada a ciência fundamental, as ciências naturais, como a química e a biologia, têm suas raízes na física. A sua aplicação para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os tempos atuais da era dos computadores.
Na Física, a Mecânica é o estudo do movimento das partículas e dos fluidos. A Mecânica pode ser dividida em três partes para efeitos didáticos:
Cinemática - Estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com suas causas.
Dinâmica - Estuda o movimento dos corpos levando em consideração as suas causas.
Estática - Estuda os corpos em repouso.


OBJETIVO
Investigar e descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, seus métodos, fundamentos teóricos e objetivos em relação direta com as concepções que se têm de seu objeto, isto é, da natureza, com base na Mecânica.

METODOLOGIA

Visto que, tudo que pode variar quantitativamente constitui uma grandeza física. As grandezas físicas são classificadas em escalares e vetoriais. Os vetores são grandezas que, para serem caracterizadas, exigem a especificação de um módulo, direção e sentido e que se combinam segundo certas regras. As grandezas caracterizadas apenas por um número e uma unidade, tendo consequentemente apenas um valor numérico, são denominadas escalares.
A metodologia foi desenvolvida através da pesquisa bibliográfica utilizando-se do livro de física:
Na organização e análise dos dados sobre a cinemática (Mecânica) envolveu conhecimentos matemáticos, para trabalhar estes dados além do livro didático, contou-se também com a ajuda da informática aliada ao processo de ensino. Utilização do laboratório de informática e da Internet.
Para sistematização dos trabalhos foram formados 6 grupos de 5 alunos cada grupo; afim de resolverem e absorverem o conhecimento a respeito das grandezas vetoriais montando oficinas e debatendo o conteúdo proposto, fortalecendo o trabalho em equipe.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através da arguição e analise dos trabalhos, questionário e exercícios propostos e observação da participação da turma nos grupos formados, com a finalidade de identificar o nível de interação e coletividade dos alunos, visando corrigir possíveis falhas, em relação aos trabalhos será atribuída nota de acordo com os trabalhos apresentados já que se trata de questionários e exercícios propostos.

REFERENCIAS:
BICHARA, Edison Thadeu. Unidade I – Vetores e Escalares e Cinemática da Partícula. In: PEREIRA, Maria de Lourdes (Org.). Ciências Naturais vol. 03 Editora Universitária – João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, João Pessoa – PB, ano 2009.
<http://fisicaced06.blogspot.com/2008/09/importncia-da-fsica.html> acesso em 22 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...