UNIVERSIDADE FEDERAL DA
PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LIC. CIÊNCIAS
NATURAIS (A DISTÂNCIA)
DISCIPLINA: SEMINARIO
TEMATICO EM CIÊNCIAS NATURAIS II
OFICINA PEDAGÓGICA PARA
O ENSINO DE CIÊNCIAS
TEMA:
“VETORES E ESCALARES E
CINEMÁTICA DA PARTÍCULA”
EQUIPE RESPONSÁVEL:
Professor: Yuri
Cavalcanti
Aluno: Gilmario Paulino
Ferreira
PÓLO: POMBAL, PB. SET/2011
OFICINA PEDAGÓGICA PARA
O ENSINO DE CIÊNCIAS
“VETORES E ESCALARES E
CINEMÁTICA DA PARTÍCULA”
INTRODUÇÃO
A
Física clássica é a parte da Física que abrange de um modo geral, os
conhecimentos e teorias da Física até os fins do século XI, e se caracteriza
por uma formulação teórica baseada nos conceitos e princípios da Mecânica
Clássica e do eletromagnetismo maxwelliano. Em outras palavras a Física é a
ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa
suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de
suas consequências. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a
matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de
modelos científicos.
A
física é considerada a ciência fundamental, as ciências naturais, como a
química e a biologia, têm suas raízes na física. A sua aplicação para o
benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de
toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os tempos atuais da era dos
computadores.
Na
Física, a Mecânica é o estudo do movimento das partículas e dos fluidos. A
Mecânica pode ser dividida em três partes para efeitos didáticos:
Cinemática
- Estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com suas causas.
Dinâmica
- Estuda o movimento dos corpos levando em consideração as suas causas.
Estática
- Estuda os corpos em repouso.
OBJETIVO
Investigar
e descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, seus métodos, fundamentos
teóricos e objetivos em relação direta com as concepções que se têm de seu
objeto, isto é, da natureza, com base na Mecânica.
METODOLOGIA
Visto
que, tudo que pode variar quantitativamente constitui uma grandeza física. As grandezas
físicas são classificadas em escalares e vetoriais. Os vetores são grandezas que,
para serem caracterizadas, exigem a especificação de um módulo, direção e sentido
e que se combinam segundo certas regras. As grandezas caracterizadas apenas por
um número e uma unidade, tendo consequentemente apenas um valor numérico, são
denominadas escalares.
A
metodologia foi desenvolvida através da pesquisa bibliográfica utilizando-se do
livro de física:
Na
organização e análise dos dados sobre a cinemática (Mecânica) envolveu
conhecimentos matemáticos, para trabalhar estes dados além do livro didático,
contou-se também com a ajuda da informática aliada ao processo de ensino.
Utilização do laboratório de informática e da Internet.
Para
sistematização dos trabalhos foram formados 6 grupos de 5 alunos cada grupo;
afim de resolverem e absorverem o conhecimento a respeito das grandezas
vetoriais montando oficinas e debatendo o conteúdo proposto, fortalecendo o
trabalho em equipe.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita através da arguição e analise dos trabalhos, questionário
e exercícios propostos e observação da participação da turma nos grupos
formados, com a finalidade de identificar o nível de interação e coletividade
dos alunos, visando corrigir possíveis falhas, em relação aos trabalhos será
atribuída nota de acordo com os trabalhos apresentados já que se trata de
questionários e exercícios propostos.
REFERENCIAS:
BICHARA,
Edison Thadeu. Unidade I – Vetores e Escalares e Cinemática da Partícula. In:
PEREIRA, Maria de Lourdes (Org.). Ciências Naturais vol. 03 Editora
Universitária – João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, João Pessoa – PB,
ano 2009.
<http://fisicaced06.blogspot.com/2008/09/importncia-da-fsica.html>
acesso em 22 de setembro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário