"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

domingo, 10 de junho de 2012

Plano de Curso


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB-UFPB VIRTUAL
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE POMBAL “JARIO VIEIRA FEITOSA”
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS
MODALIDADE A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: DIDÁTICA
PROF.ª: MIRIAM VIEIRA NUNES
ALUNO: GILMARIO PAULINO FERREIRA
EMAIL; gilmario.ufpb@hotmaail.com 


Plano de Curso 


Pombal 2011


DISCIPLINA: Ciências
PUBLICO ALVO: Alunos do 7º ano do Ensino fundamental II
CRONOGRAMA: 45 aulas por Bimestres, de 45 minutos cada.
OBJETIVO GERAL: Orientar o caminho do aluno criando situações interessantes e significativas para o aprendizado deste;

AULAS DE CIÊNCIAS NO 7º ANO – 1º BIMESTRE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
ESTRATÉGIA
METODOLÓGICA
RECURSOS
DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
Analisar a estrutura e composição da célula;

Identificar as partes da célula;

Identificar os organismos unicelulares de acordo com a nomenclatura de cada um;
Unidade I - O que é a vida afinal:

v  A célula e a organização dos seres vivos.
v  a procura de matéria e energia

v  Reprodução, hereditariedade e evolução.

v  A origem da vida.

v  Classificando os seres vivos

Unidade II - Vírus, monera protista e fungo:

v  Os vírus.

v  As bactérias.

v  Protistas e algas unicelulares

v  Fungos.
Exposição Dialógica com uso de dinâmicas que envolva toda a classe.
Livros didáticos de Ciências,
Cartolinas, folhas de papeis oficio,
Painéis ilustrativos.
Avaliação
Formativa, através
da participação  dos alunos nas
discussões;
Elaboração de
Exercícios de fixação,


OBJETIVO GERAL: Selecionar, organizar e problematizar conteúdos de modo a promover um avanço no desenvolvimento intelectual do aluno, na sua construção como ser social;

AULAS DE CIÊNCIAS NO 7º ANO – 2º BIMESTRE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
ESTRATÉGIA
METODOLÓGICA
RECURSOS
DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
Analisar os diferentes tipos de invertebrados;

Estudar o funcionamento estrutural de cada invertebrado;

Organizar os invertebrados de acordo com as características de cada um.
Unidade III - Reino animal: Os invertebrados.

v  Poríferos
v  Cnidários
v  Platelmintos
v  Nematelmintos
v  Anelídeos
v  Moluscos
v  Insetos e invertebrados
v  Mais artrópodes:
crustáceos, aracnídeos, diplópodes, quilópodes.
v  Equinodermos
Exposição Dialógica e o uso de oficinas pedagógicas.
Livro didático, slides com representações dos temas.
Sugestão de
Pesquisa e
Exercício Proposto;
Questionário avaliativo e às provas escritas e orais.

OBJETIVO GERAL: Apresentar modelos, estimular discussões e comparações para que os alunos cheguem à construção dos procedimentos necessários.

AULAS DE CIÊNCIAS NO 7º ANO – 3º BIMESTRE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
ESTRATÉGIA
METODOLÓGICA
RECURSOS
DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
Identificar as características dos vertebrados;

Demostrar as transformações e características dos vertebrados;
.
Unidade IV - os vertebrados
v  Peixes
v  Anfíbios
v  Repteis
v  Aves
v  Mamíferos
Apresentação de projetos acadêmicos idealizados pelos alunos, criação de mural da ciência para expor os projetos.
Quadro-branco, lápis, apagador, cartolinas, revistas, recortes jornais.
Através da observação em relação ao interesse, à participação, ao desempenho, aos trabalhos produzidos oralmente ou por escrito, individuais ou coletivos.
Exercícios de fixação, atividades acadêmicas.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao aluno a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elementos de qualificação e preparo para o exercício consciente da cidadania.

AULAS DE CIÊNCIAS NO 7º ANO – 4º BIMESTRE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
ESTRATÉGIA
METODOLÓGICA
RECURSOS
DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
Compreender a importância das plantas;

Identificar os componentes e organização do ecossistema;

Informar sobre os diferentes tipos de ecossistemas.
Unidade V – Plantas.
v  Algas
v  Briófitas e pteridófitos
v  Gimnospermas
v  Angiospermas
Unidade VI – Os seres vivos no planeta.
v  Ecossistemas terrestres
v  Ecossistemas aquáticos

Exposição Dialógica, apresentação de aulas audiovisuais, com vídeos e imagens que desperte a curiosidade e o senso critico dos alunos.
Laboratório de informática, Livros didáticos, pesquisas online em sites científicos.
Avaliação Formativa, através
da participação dos alunos nas
discussões;
Atividades propostas.


Bibliografia:
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências, A vida na terra, 6ª serie. Ed. 2, Editora Ática: São Paulo, 2005.

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