"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pesquisa e Cotidiano Escolar



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB VIRTUAL

UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS (LICENCIATURA A DISTÂNCIA)

PÓLO: “JAIRO VIEIRA FEITOSA” POMBAL, PB

DISCIPLINA: PESQUISA E COTIDIANO ESCOLAR

ALUNO: GILMARIO PAULINO FERREIRA

Questões


1.Discuta a redefinição do papel do professor frente as características da sociedade contemporânea. 

Os desafios são o de manter a qualidade e ampliação intelectual em tempos de velocidade informacional. O professor precisa ser educador e incentivador de hábitos culturais, não compete com outras mídias, mas deve estar atento à elas. Essas características relacionadas ao saber, velocidade de criação e renovação, acesso e contínua exigência de atualização levaram alguns autores a chamar o atual momento não só de era da informação, mas de sociedade do conhecimento. 

 Conectar-se ao mundo que muda não quer dizer adaptar-se a ele, mas entendê-lo para poder interagir e dialogar com os alunos. Assim você consegue trabalhar conteúdos e discutir hábitos para não só ensinar, mas para promover mudanças focadas em parâmetros éticos”, explica o professor Toni Scharlau, da Universidade Federal do Paraná. 

2.Qual o papel da escola neste contexto? 

Esta sociedade pede uma nova escola, um novo jeito de ensinar e de aprender, o que vem colocando em questão e redefinindo o papel do professor e da escola no espaço educacional na atualidade.

Nesse processo de redefinições da educação é indispensável refletir sobre as novas maneiras e os métodos que as instituição tem de adquirir sobre as novas concepções de educação, sobre as revisões e atualizações das teorias do desenvolvimento e aprendizagem, sobre o impacto causado pelas tecnologias da informação nos processos de ensino-aprendizagem. 

3.Como a pesquisa no cotidiano escolar situa-se nestas redefinições de papéis pedagógicos? 

Nesse processo de redefinições é indispensável refletir sobre as novas concepções de educação, pensar sobre os valores e a nova concepção a respeito da pesquisa como base de uma educação que viabiliza o novo, sobre as revisões e atualizações das teorias do desenvolvimento e aprendizagem, sobre o impacto causado pelas tecnologias da informação nos processos de ensino-aprendizagem adquirido através da pesquisa no âmbito escolar, despertando um aluno que busca sua autonomia como cidadão informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...