"Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente." (Bob Marley)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pesquisa de campo - Projeto Pedagógico da escola





“Pesquisa de campo - Projeto Pedagógico da escola”



 Por:Gil Ferreira 

a)Dimensão pedagógica:

Como está o processo pedagógico da instituição escolar?
 
No processo de aprendizagem o compreender o conteúdo dado, tem tomado um novo rumo com a finalidade de conduzir a educação ate o aluno de maneira que ele possa usufruir deste conteúdo de forma fácil e dinâmico.. Partindo deste pressuposto a equipe pedagógica se destaca no papel fundamental para transformar a realidade pedagógica numa prática mais humanizada, no qual o trabalho pedagógico torna-se ponto de apoio, uma base para o aluno na aquisição do conhecimento, fortalecendo o estudo de qualidade embasada em uma realidade escolar da atualidade.
Educação é tão importante na formação do individuo que podemos compará-la ao alicerce da construção de uma casa. Ao longo de nossas vidas, virão novas experiências que
continuarão a construir a base do indivíduo.
Assim os processos pedagógicos são imprescindíveis na formação do aluno como cidadão, a escola ver se obrigada a ver a maneira de educar por outro ângulo e adere a uma postura escola-comunidade.

Como estão os objetivos, os conteúdos, a metodologia de ensino, bem como o processo de avaliação na escola?

A autoridade, a responsabilidade, a decisão, a disciplina e a iniciativa são fatores e características que estão estritamente relacionadas com o papel do gestor educacional, e apontam que a escola não pode ser resumida ao fato de que “alguém manda e alguém Dessa forma, com bases nesses pilares, o sonho de educadores comprometidos com a cidadania de seus alunos deve tornar-se verdadeiro.
Quando se fala em vida escolar e sociedade, não há como não citar o mestre Paulo Freire (1999 p. 18), quando diz que
" a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se opção é progressista, se não se está a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não se tem outro caminho se não viver a opção que se escolheu. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que se diz e o que se faz".
Essa visão, certamente, contribui para que se tenha uma maior clareza do que se pode fazer no enfrentamento das questões sócio-educativas no conjunto do movimento social. As ações de caráter pedagógico que as escolas podem dirigir para favorecer às famílias devem fazer parte de seu projeto e para que isso possa acontecer é fundamental que as ações em favor da família sejam desenvolvidas e presididas pelos princípios da convergência e da complementaridade.

Projeto Pedagógico, segundo Vasconcellos (1995) 
é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita re-significar a ação de todos os agentes da instituição(p.143).






Como se encontra a autonomia pedagógica dos técnicos (coordenadores, supervisores...), bem como dos professores na instituição?

Essa constatação leva-se a refletir sobre as dimensões da inter-relação escola-família no âmbito da comunidade e se intenta verificar a possibilidade de operacionalizar uma orientação que possa refletir a viabilização de uma inter-relação mais efetiva. A gestão democrática inclui a participação, a orientação, o diálogo e o respeito dos e aos alunos pela escola e tudo isso deve ser evidenciado como prática efetiva.
Nessa perspectiva, a escola por sua maior aproximação às famílias constitui-se em instituição social importante na busca de mecanismos que favoreça um trabalho avançado em favor de uma atuação que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da família, em direção a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impõe a essa sociedade.

Existe espaço para o diálogo na escola?
Toda essa situação acaba gerando uma série de sentimentos conflitantes, não só entre pais e filhos, mas também entre os próprios pais. Assim, é preciso que a instituição escolar esteja preparada para enfrentar esses desafios que o mundo exterior está cada vez mais proporcionando ao contexto familiar e à escola.

Nessa perspectiva, quais são os principais desafios da escola?
Nesse sentido, é importante que o projeto inicial se faça levando em conta os grandes e sérios problemas sociais tanto presentes na escola como da própria família. A escola tem necessidade de encontrar formas variadas de mobilizações e de organização dos alunos, dos pais e da comunidade, integrando os diversos espaços educacionais que existem na sociedade. Substancialmente o que a escola deve fazer é melhorar a posição da família na agenda escolar já implementada pela legislação existente.
     Falar da construção do projeto pedagógico é falar de planejamento no contexto de um processo participativo, onde o passo inicial é a elaboração do marco referencial, sendo este a luz que deverá iluminar o fazer das demais etapas. Alguns autores que tratam do planejamento, como por exemplo Moacir Gadotti, falam simplesmente em referencial, mas outros, como Danilo Gandin, distinguem nele três marcos: situacional, doutrinal e operativo.

b)Dimensão comunitária: Como está o diálogo da escola com a comunidade? E com a família?
"a escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais, para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim, a família irá se sentir comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano."


Quais são as propostas com vistas a fortalecer o diálogo da escola com a comunidade, como também com a família?
Promover a família nas ações dos projetos pedagógicos significa enfatizar ações em seu favor e lutar para que possa dar vida às leis. Mais do que criar um novo espaço para tratar das questões da família ou da escola, a própria escola deve articular seus recursos institucionais, de maneira a assegurar que as reflexões, os debates, os estudos e as propostas de ação possam servir de embasamento para que o desenvolvimento social se concretize por meio de práticas pedagógicas educativas efetivas.

c)Dimensão administrativa: Como se encontra a organização administrativa da escola?
Nesse sentido, vale ressaltar que é inevitável a autonomia da escola como prática social e não somente colocadas e registradas em papéis. A exposição de idéias, a aceitação de opiniões e sugestões, bem como as decisões dos caminhos da educação almejados, devem ser discutidas com toda a comunidade escolar e a sociedade e a participação deve ser constante e igualitária a todos.

Existe um relacionamento harmonioso entre os setores na Instituição?
Para que o desenvolvimento da personalidade do aluno no processo pedagógico das escolas sejam dinâmico e harmonioso, é necessário que os ambiente escolares seja um local familiar ou pelo menos traduza uma atmosfera de crescente progressão educacional. A escola deve não só respeitar e apoiar os alunos a adquirirem o saber educação das crianças e colocar-se a posição efetiva de gerar iniciativas dirigidas à elevação e aprimoramento social e educacional de seus educandos e respectivas famílias.

Nessa perspectiva, como está o processo de comunicação na escola? E o Regimento Escolar?
Os paradigmas tradicionais modificam-se com a gestão democrática. Assim, a escola democrática deve ser a escola da cidadania, em que se objetiva a formação de cidadãos autônomos, críticos e que sejam capazes de enfrentar todos os obstáculos que possam surgir em seu meio social.

d)Dimensão financeira: Como estão sendo investidos os recursos financeiros da escola?
Nesse sentido, conclui-se que uma escola de qualidade deve ser o objetivo de qualquer gestor comprometido, portanto este dever perseguir os objetivos propostos, refletindo em uma efetividade social e, para tanto, a escola deve ter claro o que quer, estruturar e programar o melhor possível para seus alunos, captando ao máximo os recursos que dispõe (físicos, humanos e financeiros), unindo a energia de todos os envolvidos para ser cumpridora de seus objetivos éticos e sociais. E isto só poderá realmente ser concretizado com a efetiva elaboração e administração do projeto político pedagógico.


REFERÊNCIAS


VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

GORETI, Maria L. Silva de. et. al. As organizações Sociais como Espaço de Construção das Relações Humanas:João Pessoa. Ed. Universitária UFPB, 2012. p. 157-160.

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